terça-feira, 11 de março de 2014

O post de hoje é mais prático e aborda elementos iniciais da programação em Python. Apresentamos abaixo um programa em Python que estrutura/constrói uma string de parâmetros com base em um dicionário de dados.
 
def constroiStringConnection(parametros):
 #constroi uma string a partir de um dicionario de parametros

 #retorna a string
 return ";".join([" %s = %s" % (k,v) for k, v in parametros.items()])

if __name__ == "__main__":
 meusParametros = {"servidor":"server1","database":"principal","unidade":"centro","senha":"passw"}

 print constroiStringConnection(meusParametros)
Assim como outras linguagens, é necessário declarar as funções de seu programa. Isto é feito com a palavra def, acompanhada no nome da função constroiStringConnection. Entre parênteses, temos o argumento que será passado para a função. Se forem necessários múltiplos argumentos, basta separá-los por vírgulas. Também é necessário informar o que será retornado na função. Em nosso exemplo, utilizamos  return e realizamos um join do ";" com cada elemento k e v do dicionário de parâmetros "parametros", que foi o argumento passado na função. Como o dicionário trabalha com elementos do tipo chave:valor, utilizamos k e v para percorrer, respectivamente, a chave e seu valor. Se nada for especificado no return da função, será retornado None.
 
Note que não é necessário especificar o tipo da variável no Python. Isto é feito automaticamente pela lingaguem. Ou seja, o tipo de dado é descoberto em tempo de execução, processo chamado de dynamically typed language. Apesar de serem tratadas desta maneira, as variáveis são sempre tratadas de acordo com seu tipo - se alguma operação matemática for realizada com um tipo string por exemplo, será retornado um erro na execução.
 
Após executado o programa, teremos a seguinte saída:
 
 
 
Um abraço e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário