Continuando a falar um pouco mais sobre o último Meet Up de MongoDB em São Paulo, o Matias Cascallare, engenheiro da MongoDB, fez uma apresentação com as principais mudanças para esta nova versão. Algumas delas:
- Operations - make MongoDB easy to manage
- Text Search - ready to use, integrated to the main engine
- Query System improvements - faster, easier
- Security - By far the most secure NoSQL database
- MMS and Automation - MongoDB Management System
Novo protocolo de comunicação - Não existem mais a requisição ao servidor getLastError(w,j), funcionando agora diretamente com write(command) e a entrega do resultado direto pelo servidor;
Max time per query - Agora podemos especificar um argumento como "maxTimeMS(30000)" para controlar o tempo de duração da consulta. Se o tempo acabar (no caso do exemplo, 30 segundos) haverá um kill na operação e um erro será retornado. Esta nova feature também pode ser usada no aggregation framework.
Building an Index - Na versão 2.4, quando um índice era criado em background no primário, ele era repassado aos replicas sets em foreground. Nesta atualização, se o índice for criado em BG, será replicado em BG.
Agora há também a intersecção de indexes. Se uma query pequisa dois campos com indexes distintos, a versão 2.6 faz a interseção dos dois indexes (se já estiverem criados, claro), sem a necessidade de criar mais um index.
db.articles.find({"$text":{$search:"quickly"}})
O mais legal é que você pode atribuir um score aos documentos mais relevantes nesta busca, com o comando
{"score": "$meta":{"your text"}}.limit(#relevantes)
Esta melhoria também traz suporte à pesquisa em linguagens diferentes (15 linguagens).
Query system improvements - Agora, o aggregation framework retorna um cursor agora e você pode exportar o resultado para uma nova collection com o operador "$out": "my_output_collection"; Há também o comando explain() no aggregation.
Novos operadores no Update - $mul - já funciona como um multiplicador direto no valor do documento, simplificando o update.
Essas foram algumas das principais melhorias. Para saber mais, consulte Release Notes for MongoDB 2.6
Um abraço e até o próximo post!
0 comentários:
Postar um comentário