sábado, 21 de junho de 2014

Um novo tipo de competição entre as empresas surgiu e está avançando a largos passam nos últimos anos. É a chamada competição em analytics. E dados os inúmeros campos de aplicação de modelos e/ou técnicas estatísticas, as empresas que os utilizam em campanhas de marketing, fidelização de clientes, gestão financeira (dentre muitas outras aplicações) vem se destacando na corrida de longo prazo em relação à seus concorrentes diretos.

Evidenciar este cenário e mostrar com as empresas estão competindo utilizando analytics é a proposta do livro Competing on Analytics, de Thomas H. Davenport and Jeanne G. Harris. Esta é a leitura indicada neste mês pelo Arte dos Dados.

Dentre as inúmeras histórias de sucesso, o autor destaca também que existem quatro atributos - ou níveis de maturidade - de empresas que utilizam analytics no seu dia-a-dia e, quanto mais atributos possuir, mais a empresa estará competindo para valer dentro deste novo paradgima. 

Mas o que é Analytics?

De acordo com o autor, por analytics "entende-se o uso extensivo de dados, com análises estatísticas e quantitivas, modelos preditivos e análise exploratórios, além da gestão baseada em fatos e números...Analytics é parte de um conjunto de tecnologias que processam os dados para entender e analisar todo o negócio".

Uma leitura muito agradável que certamente o fará enxergar mais além neste mundo novo que surgiu para ficar.

Um abraço e até o próximo post!




0 comentários:

Postar um comentário