segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Olá!

Dando continuidade ao nosso post sobre O banco de dados, vamos tratar agora sobre o Modelo de Entidade x Relacionamento (MER), Entidade, Atributos, Tupla e as Chaves. 

Començando pelo MER, este é a utilização de conceitos de Entidade e Relacionamento para criar as estruturas que irão compor o banco de dados. É comum no início do desenvolvimento de um sistema que não tenhamos a noção exata da tarefa a ser realizada. Para minimizar este problema, criamos uma estrutura gráfica (o MER) que permita identificar as Entidades de um sistema e seus relacionamentos. Encontrei este diagrama na web. Ele ajudará a entender melhor o que é o MER. 

Fonte e créditos para o Blog do Thiago.

Deste, podemos perceber as duas vantagens principais do modelo: comunicação (usuários podem, com pouco esforço, entender o modelo) e a universalidade; o modelo não está vinculado a um banco de dados, mas sim a como é a empresa. Lembrando que tudo isto está sendo feito para desenvolver um modelo de dados que, contendo entidades e relacionamentos, seja capaz de representar os requerimentos das informações do negócio da empresa.

Entidades nada mais são do que um agrupamento lógico de informações inter-relacionadas, utilizadas na execução das atividades do sistema. Geralmente, representam algum objeto do mundo real (no diagrama acima, são as "caixas" com informação).

Atributos são as informações básicas que qualificam/descrevem os elementos ou características de uma entidade. Voltado ao diagrama, são o conteúdo de cada "entidade".Cada registro ou linha de uma tabela pode ser chamado deTupla.

E, para encerrar nosso estudo deste post, temos o conceito de Chave. Ela é utilizada para indexar os dados, existindo 3 tipos: primária, estrangeira e secundária. São as linhas dos "boxes" do diagrama que contém o símbolo de uma chave ao seu lado.

A chave primária é o atributo que permite identificar uma única ocorrência de uma tupla (registro) em uma entidade. Seu conteúdo deve ser único para cada linha e preferencialmente são campos numéricos, por serem mais fáceis e ágeis de identificar.

A chave estrangeira é o atributo (lembrando que este é a coluna de uma tabela) que estabelece a relação de uma entidade com a chave primária de outra entidade. No nosso diagrama, a entidade pessoa possui a chave primária id e está relacionada à entidade professor pela chave estrangeira idprofessor.

A chave secundária é utilizada para classificação e pesquisas em entidades, sempre que houver necessidade de buscar informações.

Espero que este post ajude! Até o próximo!!!!!!



0 comentários:

Postar um comentário