quarta-feira, 24 de julho de 2013

     Ampliando nossa discussão do post MongoDB é schemaless. Mas o que isso realmente significa? vamos fazer uma reflexão sobre alguns pontos.

     O armazenamento sem esquema (schemaless) traz facilidades ao se lidar com dados não uniformes (dados que possuem conjuntos diferentes de campos). Em um ambiente relacional, o resultado de uma aplicação com dados não estruturados, geralmente termos muitas tabelas e muitas colunas, muitas delas esparsas (com muitos nulls) e isto torna a manipulação mais complicada. E esta é a grande vantagem de ter um modelo sem esquema. 

     O ponto aqui é quando escrevemos um programa para acessar os dados (em Python, por exemplo), podemos perceber que há sempre um esquema implícito. Você terá que assumir que alguns campos estão presentes (ou ao menos prever em seu código algumas linhas para verificar a existência deles). Por isso costuma-se dizer que há um esquema implícito.

     O que queremos dizer é que um banco sem esquema transfere o esquema para o aplicativo que o acessa e isto é um problema quando vários desenvolvedores trabalham em uma mesma aplicação. Por esta razão, será preciso pensar muito bem seu modelo de dados NoSQL e principalmente sua aplicação, como poderá ser feita e gerenciada.

     Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário