Ao longo da minha carreira, uma das principais formas de classificar uma empresa era de acordo com seu segmento ou tipo de indústria. Sabendo a indústria da empresa, tínhamos um começo sólido para conseguir entendê-la melhor. De uma perspectiva de analytics, ao saber qual o segmento da empresa, você poderia fazer suposições altamente precisas sobre os dados que uma organização tem, quais os problemas que ela estava tentando resolver e que tipos de processos analíticos seriam benéficos para os negócios da organização.
Tenho notado uma tendência em formação, onde estas classificações históricas e as respectivas premissas estão se tornando cada vez menos precisas. Eu acredito que esta tendência está ligada, em grande parte, para o aumento de análise e grandes dados ao longo dos últimos anos.
Considerando a Nike
Grande parte do público em geral ainda acha que a Nike é uma fabricante de roupas. No entanto, as recentes inovações da Nike contam uma história muito diferente, que muitos consumidores não estão reconhecendo. A Nike está agora no negócio de coleta, armazenamento e análise de dados para seus clientes. E este negócio não é exclusivo da Nike. O mesmo fenômeno se repete de uma forma ou de outra em muitas empresas.
Considere a linha de produtos Nike+ e, especificamente, a Nike + FuelBand. Enquanto a FuelBand está sendo vendida e comercializada pelo que muitos consideram ser uma "empresa de roupas", ela realmente não é roupa em tudo. É um produto eletrônico. Sim, a Nike está no negócio de fabricação de alta tecnologia. O produto é associado a web e a aplicativos para smartphones. A Nike também está no negócio de software. Mas espere, tem mais! O objetivo principal do dispositivo é captar dados sobre sua atividade diária, como quantos passos você toma e se você cumpre suas metas de atividades diárias. Os dados são enviados e armazenados pela Nike. A Nike está na coleta de dados e no negócio de armazenamento. Como os usuários interagem com seus dados? Através de relatórios e gráficos dentro dos aplicativos associados. Nike está sendo analisada no mercado como uma empresa de serviços. E alguns podem argumentar que eles estão no negócio de saúde também, dado como trabalham com o resultado de suas análises.
Aqui, acredito que chegamos no ponto. Com base no exposto, é evidente que a Nike já não é puramente um negócio de roupas. Na verdade, eles estão em várias empresas que nada têm a ver com a roupa e que tem desafios completamente diferentes. O levou a Nike a ter sucesso no passado não se aplica diretamente nestes novos tempos. Se você percebeu ou não essa mudança, a Nike certamente sim. A Nike tem desenvolvido esses novos recursos, inspirada em realizar a sua visão, que é "Para trazer inspiração e inovação para todos os atletas do mundo."
Qual é o segmento que sua empresa realmente está?
Há uma nuance crítica que deve ser compreendida. O fato é que os consumidores não vão optar por comprar o Nike+ FuelBand porque é o mais moderno ou o mais confortável produto. Os consumidores vão escolher a FuelBand se oferecer os dados mais completos, os melhores relatórios de controle e os melhores aplicativos interativos. O sucesso do produto não tem nada a ver com a moda ou com a roupa. Em vez disso, ele vai ter tudo a ver com dados e as análises que oferece. A Nike sabe disso e fez a transição com sucesso para suportar as exigências das novas linhas de produtos. Como a capacidade de capturar, analisar e distribuir dados continua a permear diversos aspectos de nossas vidas, mais e mais empresas vão acabar entrando em espaços de mercado que jamais teriam sonhado há alguns anos.
Existem áreas do seu negócio que são realmente mais sobre captura de dados e como usá-los para análise, do que realmente o produto em si? Se assim for, é importante reconhecer esse fato e adaptar seu negócio de acordo com esta nova diretiva. Seria um erro crítico para continuar a se concentrar no que a sua empresa costumava ser, ou naquilo em que os clientes ainda acham que ela seja, ao invés de se concentrar no que realmente vai impulsionar o sucesso de seus produtos no futuro. Esse sucesso pode ter pouco a ver com o segmento que você tradicionalmente faça parte.
Nike FuelBands está vendendo como pão quente num domingo de manhã, e os consumidores não se importam que seja uma "empresa de roupas" que está vendendo o produto. O que esses mesmos consumidores podem não ter tido tempo para perceber é que a Nike não é apenas uma empresa de roupas mais. Pensando nisso, a sua organização está perdendo a chance de fazer uma transição similar a da Nike, que desafia as noções de sobre qual segmento ou indústria você está?
O link original é Is Big Data Changing The Business You Are In Without You Realizing It? e também pode ser encontrado em sua página http://www.bill-franks.com/
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