O assunto de hoje é fundamental para apresentar um modelo de dados mais estável e também reduzir a redundância. Não devemos confundir os dados presentes nas tabelas de nosso banco, nem misturá-los. Exemplo: tabelas com informações sobre vendas, só devem conter informações referentes às vendas.
De um modo geral, o processo de normalização deve seguir 5 regras:
- 1FN - Primeira Forma Normal
- 2FN - Segunda Forma Normal
- 3FN - Terceira Forma Normal
- 4FN - Quarta Forma Normal
- 5FN - Quinta Forma Normal
1FN - Primeira Forma Normal: Temos esta forma quando nenhum atributo de uma entidade possuir repetições, ou seja, apenas um valor por célula. Quando houver repetição, devemos separar a informação e alocá-la em uma nova entidade.
2FN - Segunda Forma Normal: Existem quando cada atributo (que não seja uma chave) depende unicamente da chave da entidade.
3FN - Terceira Forma Normal: Uma entidade está na 3FN quando todos os seus atribos (novamente, que não sejam uma chave) não dependendem de nenhum outro atributo (também não chave). Confundiu? Isto quer dizer apenas que os atributos devem ser independentes, sem depender de outros atributos.
Para esclarecer melhor, voltemos ao nossos dados sobre as vendas de uma empresa. O total de vendas do ano nada mais é do que o somatório das vendas mensais. Desta forma, não há nenhuma necessidade em disponibilizar espaço para manter armazendo o valor de vendas total do ano.
4FN - Quarta Forma Normal: É a solução para quando temos a repetição de dois ou mais atributos (não chave), gerando redundância. Exemplo: podemos ter em nosso banco de dados as informações sobre vendas de pão e café das padarias de diversas regiões. Como o pão é o mesmo em todas as padarias, devemos separar as informações em entidades distintas.
5FN - Quinta Forma Normal: É aplicanda quando, na 4FN, temos uma tabela que pode ser subdividida em novas tabelas, para eliminar realmente as redundâncias que ainda persistem. Assim, para aplicar a 5FN, basta dividir a tabela lembrando de carregar junto a chave e herdar os atributos.
Este post é um pouco mais longo, mas é fundamental para a organização do bancos de dados. O trabalho não para apenas ao aplicar as regras acima. É de bom tom checar se ainda existem entidades (principalmente as novas, criadas durante a normalização) em que podem ser aplicadas as regras.
Até mais!
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