terça-feira, 16 de julho de 2013

Quem anda pesquisando sobre NoSQL provavelmente já se deparou com a afirmação que soluções NoSQL são melhores quando não há necessidade de modelar seu banco de dados.

De fato existe uma vantagem neste aspecto quando armazenamos dados em um banco NoSQL, porém ela é perigosa pois pode esconder problemas futuros e esconder os verdadeiros méritos de uma solução NoSQL.
Mesmo quando o assunto são bancos de dados não relacionais, o próprio CTO da 10gen menciona que a primeira pergunta que devemos fazer é qual será o nosso modelo de dados.

Diante disto, assim como em qualquer projeto de modelo de dados, devemos considerar as propriedade inerentes e os requisitos da aplicação que vamos desenvolver e o relacionamento existente entre os dados. Por exemplo, dentre as primeiras perguntas que devemos fazer, é como o volume de dados se comportará ao longo do tempo e que tipo de queries nossa aplicação suportará.

Falando de MongoDB, estas considerações nos levarão a pensar em uma estratégia para criação dos nossos índices, se vamos representar estes dados em arrays ou não e o quanto de redundância vamos aceitar em nossos modelos. Isto pode impactar a performance de sua aplicação significativamente.

Abordaremos com mais frequência este assunto com mais exemplos e aplicações!

Até o próximo post.

0 comentários:

Postar um comentário