De fato existe uma vantagem neste aspecto quando armazenamos dados em um banco NoSQL, porém ela é perigosa pois pode esconder problemas futuros e esconder os verdadeiros méritos de uma solução NoSQL.
Mesmo quando o assunto são bancos de dados não relacionais, o próprio CTO da 10gen menciona que a primeira pergunta que devemos fazer é qual será o nosso modelo de dados.
Diante disto, assim como em qualquer projeto de modelo de dados, devemos considerar as propriedade inerentes e os requisitos da aplicação que vamos desenvolver e o relacionamento existente entre os dados. Por exemplo, dentre as primeiras perguntas que devemos fazer, é como o volume de dados se comportará ao longo do tempo e que tipo de queries nossa aplicação suportará.
Falando de MongoDB, estas considerações nos levarão a pensar em uma estratégia para criação dos nossos índices, se vamos representar estes dados em arrays ou não e o quanto de redundância vamos aceitar em nossos modelos. Isto pode impactar a performance de sua aplicação significativamente.
Abordaremos com mais frequência este assunto com mais exemplos e aplicações!
Até o próximo post.
0 comentários:
Postar um comentário